ESTUDOS EM SUSTENTABILIDADE PARA A MODA — CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA
Hoje quero voltar um pouco no tempo e falar sobre Design.
Durante o meu processo de formação enquanto designer, aprendi a olhar para o design como uma ferramenta para solução de problemas. Se olharmos atentamente para como vivemos enquanto sociedade, encontraremos vários.
A sustentabilidade é um deles e é uma urgência inegável.
Através do estudo para entender onde a moda e a sustentabilidade poderiam se encontrar, achei mais perguntas do que respostas e entendi então que esse trabalho só pode ser baseado em reflexões e não em soluções mágicas.
Quando pensamos em sustentabilidade precisamos repensar consumo; entender como a construção do feminino é parte também da construção da indústria da moda; resgatar memória e valorizar a ancestralidade e seus saberes, dentre muitas outras abordagens possíveis.
E foi assim que ao final da minha graduação no primeiro semestre de 2014, esses questionamentos se transformaram no estudo dos arquétipos femininos na construção do mito Dona Beija e traduzidos em coleção através do resgate de técnicas manuais, tecidos naturais e produção justa.
Essa é uma das muitas possibilidades que o design nos proporciona. Por isso, acredito que é preciso entender que a urgência é repensar e cobrar mudanças estruturais e alinhar discurso e prática pra que ainda possamos contar muitas outras histórias através da moda.